terminado em Abril de 2015
Sinopse:
As vidas de el-rei D. Sebastião e Miguel Leitão de Andrada entrelaçam-se desde o nascimento até ao desastre de Alcácer Quibir.
O rei-menino, corajoso, mas ingénuo, e o leal fidalgo de Pedrogão Grande, reconhecido na região como vidente e protegido da Nossa Senhora da Luz, vêem-se implicados numa secreta e perigosa intriga de espionagem, com contornos sexuais.
Os caminhos sinuosos deste quixotesco binómio de Cavaleiro/Escudeiro, tão comum na época, revelam-nos em pormenor, a vida da segunda metade do século XVI, com os seus prazeres e as suas misérias, as cerimonias de festa e de morte, na capital, mas também no Portugal rural. Vida transposta para um romance fascinante, construído a partir de rigorosa investigação de fontes históricas documentais - portuguesas, espanholas, italianas, francesas e holandesas - e condimentado pela exuberante imaginação de Deana Barroqueiro.
O rei mais desejado da nossa história é, apesar de todas as esperanças da nação, um órfão falto de afectos, criado e educado por velhos, como a avó sedenta de poder ou o cardeal regente, tornando-se por fim um joguete involuntário dos desígnios imperialista do seu tio, o implacável Filipe II de Espanha.
Caprichoso e insolente, D. Sebastião cresce atormentado pelos fantasmas da sua adolescência, sublimados nos sonhos de gloria de mancebo visionário, senhor de um poder absoluto que o arrasta ao desastre, profetizado pelas dolorosas visões de Miguel Leitão de Andrada.
a minha opinião:
Gostam de História de Portugal contada em modo de romance, então aconselho-vos a ler este livro é uma fonte fidedigna de um período muito falado de Portugal e de um rei que ainda hoje é uma lenda e se espera que volte através do nevoeiro...
Gostam de um romance com uma história envolvente, que nos prenda ao livro querendo saber o que vai acontecer a seguir, pois muitas vezes a pesar de sabermos o fim, o desenvolvimento do livro é tão empolgante que nos vemos a acreditar que a historia possa mudar depois de tantos séculos, não é mesmo este o caso, para mim foi um livro muito difícil de ler, mas como sempre não pude deixar de o ler, apesar de meter uns poucos no intermédio, quase seis meses para ler um livro é para mim um recorde... mesmo tendo em conta que li pelo meio pelo menos uns 5 livros...
fica ao vosso critério ler ou não...
Sem comentários:
Enviar um comentário